Dia mundial de luta contra o cancro da mama

mamas

Olá meus caros leitores.

Antes de mais peço desculpa pela minha ausência prolongada mas infelizmente a vida às vezes dá voltas e mais voltas e se me tivesses contado o que iria acontecer nestes últimos anos eu não acreditaria de certeza. Mas resta a certeza de que o que não nos mata torna-nos mais fortes e espero eu que quando tudo isto acabar eu esteja muito mais forte e capaz pra enfrentar a vida do que antes.

Mas não é este o tema. O tema deste poste é como se pode ler o dia mundial da luta contra o cancro da mama. Hoje logo pela manhã pouco depois de ter saído do metro lá apanhei o jornal metro, coincidência de nomes engraçada,  e tomei consciência que hoje era o dia mundial contra o cancro da mama, 01/10/2009, facto de que eu era alheio e provavelmente a maioria das pessoas que apanharam o mesmo jornal para ler.

0001299Acho triste que continuem a haver notícias como esta, quatro a cinco mulheres por dia que morrem com este tipo de cancro é algo que eu acho totalmente absurdo. Desculpam-me o termo mas é mesmo assim. No meu entender algo vai muito mal. Somos mais coisa menos coisa 10 milhões de habitantes neste “jardim à beira mar plantado” e morrem cerca de 1500 mulheres por ano com esta doença?? Fazem sentido estes números?? Que raio se passa connosco numa altura em que se passa a vida a falar em sexo, educação sexual, em que o que mais passa na televisão é sexo??

Fico triste e ao mesmo tempo estupefacto com isto. Sei que a mentalidade de só acontece aos outros muito tipicamente portuguesa, se bem que não só portuguesa, leva muitas vezes ao desleixo mas estes números são assustadores. Informação fará falta nas aldeias do interior e aos mais velhos, talvez porque estes também estão mais fechados a este tipo de coisas devido a uma mentalidade desconhecedora da realidade, agora a malta mais jovem, a malta das grandes cidades tem todo o tipo de informação que precisa e mais alguma,às vezes a informação até é demais…

É preciso lembrar que este cncro não atinge só as mulheres também afectando os homens no entanto a taxa é de 1 homem para cada 100 mulheres, segundo informações da página da liga portuguesa contra o cancro, sendo que não encontrei dados estatísticos nem informações sobre alguma morte devido a esta doença nos homens e como tal não faço ideia dos números mas como a incidência é muito menos a mortalidade será muito menor também.

Os seios femininos são uma maravilha da natureza mas precisam tal como qualquer outra coisa serem bem tratados estimados e cuidados sendo que o auto exame da mama é muito importante e é muitas vezes a salvação da mulher já que por este meio, esta detecta o nódulo que a leva ao médico e lhe salva a vida. Vergonha não é desculpa, preguiça também não e desleixo muito menos.

Meus queridos amigos do sexo masculinoo auto exame da mama também pode ser feito por nós, se bem que deve ser feito por elas porque ninguém melhor que a dona do corpo para o conhecer, nós podemos dar uma ajudalaço_cancro_da_mama quer incentivando a sua realização quer fazendo nós como uma maneira de preliminares, como uma maneira de aumentar a intimidade do casal ect,  etc,etc… Também devemos ser uma solução e não uma omissão neste problema nacional e mundial. De certeza que todos ja tivemos uma caso na família quer seja mulher, namorada, mãe, tia, filha… Elas fazem parte da nossa vida e assim como elas no devem ajudar a nós nos nossos problemas nós devemos ajudá-las nos delas.

Meus queridos amigos tomeis conhecimento de casos em que os maridos abandonavam as esposas por esta ficarem doentes com este problema. Acho isso a coisa MAIS PORCA NOJENTA E ESTÚPIDA QUE ALGUM HOMEM PODE FAZER NA VIDA, É PRECISO SER MUITO CARA DE PAU E FALTA DE CARÁCTER para as abandonar quando elas mais precisam de nós da nossa companhia da nossa amizade compreensão e acima de tudo CARINHO E AMOR para superar este problema, porque sim se detectado a tempo este problema tem solução.

Minhas queridas toca a ter cuidado e a fazer o auto exame da mama se fazem o favor, não  A MIM MAS SIM A VÓS MESMAS…Decote

Para finalizar quero dizer que estas páginas valem uma leitura. Umas são páginas de entre ajuda e outra com uma exemplificação de como fazer o auto exame.

Movimento vencer e viver

Auto exame exemplificado

Sugestões para o auto exame

Outro auto exame

Conheça o que lhe vai no peito

Para quem quiser procurar mais

Abraços e beijinhos para todos.

Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: